Como formalizar uma empresa gratuitamente com o MEI e quais benefícios ser um MEI?

Atualizado: 8 de jul. de 2020

Com as notícias a respeito do auxílio emergencial, muita gente está se questionando a respeito do MEI (Microempreendedor Individual), que é a formalização para milhões de trabalhadores "informais" e pequenos empresários.


Como formalizar o seu negócio gratuitamente através do MEI

Hoje vim esclarecer para vocês todos, já que a maioria de vocês, meus queridíssimos clientes, é pequeno empreendedor, autônomo ou informal. :)


Muitos estão há pouco tempo no ramo ou estão iniciando um negócio agora e, por desconhecerem a respeito destes processos de formalização, acabam contratando contadores, abrindo microempresas, passando por processos burocráticos e pagando muito mais do que deveriam ao abrir um negócio.


Acho que isso eu posso explicar com maestria, já que aqui no estúdio eu sou MEI. E sim, por incrível que pareça, é uma pessoa só que gerencia todos os processos (tanto o criativo quanto o burocrático). E tenho 23 anos.


Eu mesma sou o marketing, sou a criação e a administração também. E não vou negar: eu amo o que faço e não trocaria por nenhuma CLT na face da terra, juro! ♥


Por isso, para pessoas que amam ser empreendedoras, mas que buscam sair da informalidade e passarem a serem reconhecidos como microempresas, trouxe este tutorial fácil, simples e o melhor: GRATUITO para abrir o seu CNPJ e poder começar o seu negócio com o pé direito.


Mas atenção: só é gratuita a inscrição como MEI, tá? Todo mês você terá que pagar a guia de impostos (guia de recolhimento), que é em média 55 reais por mês para quem é comerciante e 60 reais para quem presta serviços que vence todo dia 20. Fique ligada(o) nisso!

1. Acesse o site do Portal do Empreendedor


Como formalizar minha empresa gratuitamente
E clique no botão "FORMALIZE-SE"

2. Clique novamente em "formalize-se"


Como formalizar sua empresa gratuitamente
Clique no botão "formalize-se" para abrir o site do governo

3. Faça o cadastro


Faça o seu cadastro com login e senha e, no final você terá emitido gratuitamente o seu MEI. Você receberá um Certificado de Microempreendedor Individual e o seu CNPJ que será usado para emitir notas fiscais no futuro! Protinho, você já é um MEI.


Por que formalizar o seu negócio?


Afinal, para que pagar todo mês, para o governo, os meus 60 reais suados? Também me questionei a respeito, mas é porque tem alguns benefícios muito importantes, como:


  1. Você será reconhecido como empresa e não como autônomo.

  2. Terá direito a aposentadoria, licença-maternidade e seguro saúde, coisas que NÃO são possíveis se você é apenas um autônomo / freelancer.

  3. Você terá um CNPJ que te dá credencial para fazer compras em atacado e com preços mais baixos.

  4. Poderá contratar 1 empregado formalmente (CLT).

  5. Terá direito a isenção e descontos em alguns tipos de impostos cobrados para financiamento ou empréstimos.

  6. Você poderá emitir notas fiscais como uma empresa padrão, isso dá mais segurança ao cliente ao contratar os seus serviços.

  7. Por você poder emitir notas fiscais, poderá trabalhar para outras empresas e até mesmo para o governo, caso você seja fornecedor / fabricante.

  8. Você estará inscrito na receita federal e isso demonstra profissionalismo e comprometimento com o seu trabalho.

  9. Poderá abrir uma conta empresarial nos bancos e ter contas digitais para receber os seus ganhos separadamente da sua conta pessoal.


Convenhamos, com os benefícios que teremos ao nos formalizar digitalmente e tão rápido, os 60 reais são ínfimos ao valor que você gastaria para abrir uma microempresa (ME) que, diferentemente do MEI, tem o benefício de ter mais de 1 sócio e poder contratar diversos funcionários, entretanto os impostos são bem maiores, pois as ME pagam o simples nacional.


Como posso saber se eu posso ser MEI?


Você precisa se enquadrar em alguns destes requisitos abaixo: