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6 dicas para criar um nome para a sua marca

Atualizado: Jun 12

Criar uma marca em si já é um processo bem complexo! Pode parecer que não, mas exige muita criatividade e bom senso.


Quem dirá criar o nome da marca que, para mim (confesso), é a parte mais difícil do projeto.



O processo de criação do nome no marketing e publicidade é chamado de naming e consiste basicamente na criação do nome da empresa, mas não necessariamente envolve o branding.


O branding e naming são serviços diferentes que caminham juntinhos.


Hoje em dia, existem empresas que trabalham apenas com o naming de negócios e outras apenas com branding. O processo do naming, por exemplo, pode chegar até 1000 reais ou até mais, dependendo do porte da empresa.


Por ser um processo extremamente importante e complexo, vim aqui te explicar sobre o naming e algumas dicas para você criar um nome para a sua marca e algumas técnicas de naming usadas no campo do marketing.



Dicas para criar um bom nome para o seu negócio



1. Verifique a disponibilidade


É necessário que, para a sua empresa usar o nome, este deva estar disponível para registro no site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).


Isso é importantíssimo, pois se você usar um nome de uma empresa registrada, esta empresa tem por direito de te processar por uso indevido da marca.



2. Poucas palavras


Quando eu criei o nome do estúdio A Casa de Lilith, tinha todo um ideal por trás a respeito da mulher e sua força e a sua independência.


Eu inclusive ainda gosto de todo o processo de branding da marca e o naming, mas confesso para você que se hoje eu fosse criar a marca novamente, usaria algo bem simples, de apenas 1 palavra, como lilith ou uma derivação do tipo.


Usar poucas palavras é fácil das pessoas falarem, digitarem e memorizarem. A associação é muito mais forte!


Porém como as pessoas já associam este nome, mantive como estava mesmo.



3. Conte uma história para o nome


É muito mais fácil criar o nome de uma marca se nele há um ideal, um propósito e uma missão por trás. Vamos ao exemplo da Casa de Lilith de novo:


A missão é trazer o empoderamento feminino, o diferencial e a beleza a tona, além da força feminina. A casa tem o conceito de um espaço seguro e confiável, com pessoas que te acolhem e fazem você se sentir bem.


Se a marca passa uma ideia e uma história, é muito mais fácil encontrar ideias para a criação deste nome.


4. Procure sinônimos / palavras relacionadas para uma palavra simples


Supondo que você tenha uma floricultura e pensa na palavra "flores".


Colocar "Fulano Flores", talvez exista milhares de fulanos flores por aí. Aí que entra o dicionário de sinônimos:


Sinônimos e palavras relacionadas a palavra "flor" no dicionário de sinônimos:


  • desabrochar

  • broto

  • floreado

  • campo

  • graça

  • fina flor


E a partir daí pode surgir ideias e mais ideias. Você pode pesquisar o nome de espécies de flores que você gosta e escolher nomes científicos para se inspirar também.



5. Fuja dos clichês


Esqueça o "Doces da Fulana" ou "Lanchonete do Fulano", porque além de não ser nada criativo passa a imagem de que você é apenas uma fulaninha qualquer vendendo doces.


Sua marca deve passar uma atmosfera. Isso é o que a gente chama de branding.

Tenha uma estratégia de marca e não abra a sua empresa sonhando baixo e achando que ela será para sempre do mesmo tamanho.


No futuro ela pode se tornar uma grande confeitaria e o nome perder totalmente o sentido.



6. Observe os trocadilhos


Exemplo "Só Cão" as pessoas podem ler como "socão" e ao invés da pessoa entender o conceito, entende que trata-se de um soco (?).


Alguns nomes em inglês podem parecer lindos, mas ao traduzir podem ser uma catástrofe.


Um nome famoso que eu acho que exemplifica isso é a GoDaddy, já que em alguns países de língua inglesa "daddy" tem uma conotação sexual explícita, o que pega bem mal, mas todos já conhecem a marca e essa se consolidou hoje, não há motivos para mudar.


Agora a pergunta que não quer calar é:


♥ O estúdio faz naming?


Por enquanto o estúdio está focado no processo de branding e papelaria personalizada, mas futuramente trabalharemos com naming, branding e impressão também para vocês saírem daqui com tudo pronto para arrasar!


É que realmente requer dedicação e mais tempo para que eu possa disponibilizar este serviço para vocês, mas será um prazer fazê-lo!


Acho que essas são as dicas mais básicas a respeito, espero que tenha ajudado vocês e que possa trazer algumas ideias. É isso e até o próximo post!


Beijo!

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