6 dicas para criar um nome para a sua marca

Atualizado: 12 de jun. de 2020

Criar uma marca em si já é um processo bem complexo! Pode parecer que não, mas exige muita criatividade e bom senso.


Quem dirá criar o nome da marca que, para mim (confesso), é a parte mais difícil do projeto.


6 dicas para criar um nome original para a sua marca

O processo de criação do nome no marketing e publicidade é chamado de naming e consiste basicamente na criação do nome da empresa, mas não necessariamente envolve o branding.


O branding e naming são serviços diferentes que caminham juntinhos.


Hoje em dia, existem empresas que trabalham apenas com o naming de negócios e outras apenas com branding. O processo do naming, por exemplo, pode chegar até 1000 reais ou até mais, dependendo do porte da empresa.


Por ser um processo extremamente importante e complexo, vim aqui te explicar sobre o naming e algumas dicas para você criar um nome para a sua marca e algumas técnicas de naming usadas no campo do marketing.



Dicas para criar um bom nome para o seu negócio



1. Verifique a disponibilidade


É necessário que, para a sua empresa usar o nome, este deva estar disponível para registro no site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).


Isso é importantíssimo, pois se você usar um nome de uma empresa registrada, esta empresa tem por direito de te processar por uso indevido da marca.



2. Poucas palavras


Quando eu criei o nome do estúdio A Casa de Lilith, tinha todo um ideal por trás a respeito da mulher e sua força e a sua independência.


Eu inclusive ainda gosto de todo o processo de branding da marca e o naming, mas confesso para você que se hoje eu fosse criar a marca novamente, usaria algo bem simples, de apenas 1 palavra, como lilith ou uma derivação do tipo.


Usar poucas palavras é fácil das pessoas falarem, digitarem e memorizarem. A associação é muito mais forte!


Porém como as pessoas já associam este nome, mantive como estava mesmo.



3. Conte uma história para o nome


É muito mais fácil criar o nome de uma marca se nele há um ideal, um propósito e uma missão por trás. Vamos ao exemplo da Casa de Lilith de novo:


A missão é trazer o empoderamento feminino, o diferencial e a beleza a tona, além da força feminina. A casa tem o conceito de um espaço seguro e confiável, com pessoas que te acolhem e fazem você se sentir bem.


Se a marca passa uma ideia e uma história, é muito mais fácil encontrar ideias para a criação deste nome.


4. Procure sinônimos / palavras relacionadas para uma palavra simples


Supondo que você tenha uma floricultura e pensa na palavra "flores".


Colocar "Fulano Flores", talvez exista milhares de fulanos flores por aí. Aí que entra o dicionário de sinônimos:


Sinônimos e palavras relacionadas a palavra "flor" no dicionário de sinônimos:


  • desabrochar

  • broto

  • floreado

  • campo

  • graça