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3 Dicas de marketing para influenciadoras digitais

Atualizado: 26 de mar.

Escrevo em blogs desde 2009, naquela época poucas eram as pessoas que sabiam o que é um blog! Pois é, não é de agora que faço isso aqui.


Aí muita gente pode perguntar: ué, então porque você não fez "sucesso"?


Simples: eu não escrevia sobre moda ou beleza e também não tinha a menor pretensão de ganhar dinheiro com blogs. Fazia porque gostava, assim como hoje.


Se eu tivesse feito isso talvez hoje nem estava com este estúdio aberto hahaha talvez estaria com um canal no youtube falando sobre moda.



E fora que "sucesso" é relativo para cada pessoa, nunca me vi em frente a uma câmera me maquiando, por exemplo.

Até cheguei a ter meus blogs de moda (alternativa, afinal não gosto de moda comum), mas como o público destes blogs sempre foram muito reduzidos, a gente só fica conhecido no nicho que postamos mesmo.


Mas deixei de lado um pouco para me dedicar aos estudos, afinal estavam me tomando muito tempo.


Agora deixando minha vida pessoal de lado, vim aqui dar umas dicas a respeito de design, afinal foi por causa da blogosfera que comecei a trabalhar na área, então eu acredito que tenho muito a compartilhar com vocês aqui.


Vou dar algumas dicas a respeito da identidade visual da blogueira e do seu blog ou vlog caso você use o Youtube.



Entenda a sua marca pessoal


O que te faz diferente de todos os outros youtubers ou blogueiros? É a forma de falar? É a cor do seu cabelo ou maquiagem, o seu cenário?


Recomendo que monte, no Pinterest mesmo (aliás nos siga lá no Pinterest) o seu moodboard, com tudo que você se identifica com relação a paleta de cores, cenários, decoração, design gráfico e maquiagens (sim tudo ao mesmo tempo).


Isso pode te dar ideias de qual é a sua marca pessoal. Já adianto que pode levar um bom tempo para descobrir a sua, mas quando você achar, sentirá que está seguindo o caminho certo.


O ponto mega positivo de encontrar a sua marca pessoal é o fato de que você atrairá parcerias que também compactuam com os mesmos valores que os seus.


É essencial para um blog ou canal de sucesso. Então não tenha medo de ser diferente!


Aqui no estúdio, ao montarmos uma identidade visual, priorizamos a marca pessoal da pessoa. Seus gostos, sua história e seus hábitos diários, suas crenças e suas cores preferidas.


Ao encontrar a sua marca pessoal, fica fácil fazer todo o resto. Facilmente surge a paleta de cores, desenhos, fontes e ideias para criar a sua identidade.



Contrate um designer


É, eu sei, é tentador querer fazer uma gambiarra e montar a sua identidade visual sem saber muito bem como isso deve ser feito.


Mas se você quer mesmo ter um blog ou canal de sucesso, precisa investir em uma marca! Não há sucesso sem investimento, então encare a identidade visual como uma porta imensa para diversas empresas abrirem parceria com você.


Se você possui uma identidade visual interessante, será atraente, não só para seus seguidores, mas para empresas com potencial.


Lembre-se: você trabalha com imagem! Seria contraditório se a sua imagem de marca fosse amadora, não é mesmo?


Tá sem grana pra investir a princípio? Comece pelo seu logotipo, depois você vai encomendando o restante.


Tenha um Media Kit


Depois do youtube, o media kit tornou-se quase que obrigatório para uma blogueira.


O media kit é basicamente um portfólio / currículo contando a sua trajetória, seu número de seguidores, suas parcerias já firmadas e as suas virtudes como profissional.


É basicamente um documento que mostra para a empresa o por quê que ela deve te contratar. Por isso a necessidade de contratar um designer para a criação da sua identidade visual.


Com um media kit, você mostra que está na internet para negócios, não por brincadeira. É o que separa as profissionais das amadoras.


Mesmo que hoje você se considere uma "amadora", no melhor sentido da palavra, não deixe de se comportar como uma profissional. É como diz aquele ditado né?


"Finja ate conseguir!"

É necessário ter um site?


Se você for blogueira é mais que necessário é 100% obrigatório afinal seu blog é seu site também. Mas se você possui canal no youtube, acredito que seja necessário.


É uma forma profissional de demonstrar que você tem postura profissional.


Mas acredito também que possa ser um investimento que dá para ser adiado para quando você estiver mais estável em sua carreira.



Conclusões


Busque sempre atingir a excelência, tanto em conteúdo quanto em aparência porque isso pode te render pontos a frente.


Além disso, tenha uma identidade visual sólida, isso te ajuda a manter um padrão e te segmenta melhor, atraindo empresas que compactuam com seu estilo de vida e fechando parcerias melhores.


Um exemplo claro disso é a Niina Secrets, uma blogueira e youtuber de maquiagem que seguiu com sua marca pessoal criando uma identidade visual forte.


É isto! Se você tem alguma dúvida, deixe um comentário aqui no post e caso ele lhe foi útil, compartilhe o card abaixo no pinterest, ajudará outras pessoas e ajuda a mim também!!


Obrigada por ter lido e até o próximo post.


Identidade Visual para Youtubers e Blogueiras Profissionais, dicas de design.

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