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ARTE • DESIGN • DECOR

 
Gabriela Costa

Como criar conteúdo de valor para redes sociais? Isso ajuda a vender mesmo?

Atualizado: 28 de mar. de 2024

Há um tempo a moda era postar em blog né ("Ai posta no blog porque ele vai alavancar o seu negócio"). Seguindo esta tática, milhares de pessoas com a intenção de ganhar dinheiro criaram blogs para escrever conteúdo e ganhar dinheiro com anúncios ou divulgação de produtos.



Até aí tudo bem,porque os anúncios garantem uma pequena rentabilização. Isso é fato! O problema é que todo mundo começou a postar em blogs e o que era uma forma de rentabilização ficou saturada, perdendo força.


Principalmente pela qualidade dos posts que iam caindo a cada dia devido a saturação.


Depois disso veio o youtube, que por muito tempo foi um alvo para vender através de conteúdo (e ainda é). Milhares de empresas criaram um canal no youtube aproveitando a onda dos youtubers e buscando aumentar as vendas.


Hoje a bola da vez é o Instagram. As pessoas só falam de Instagram o tempo inteiro. Por que será? Com a onda das blogueiras de moda / maquiagem e com um forte apelo visual, o instagram é hoje a melhor forma de divulgação de produtos, porque não há necessidade de ficar horas editando e fazendo upload de videos. É simples, você cria o conteúdo envia pelos stories ou posta fotos no feed e está feito!



Mas a pergunta é: vende mesmo?


A princípio esta pergunta pode parecer um pouco ingênua, mas te garanto que não é, afinal uma coisa é vender e atrair clientes de verdade, que estão realmente interessados no seu negócio e outra coisa é ganhar seguidores apenas, ou seja, pessoas sem nexo nenhum com o seu nicho que jamais irão comprar de você. Notou a diferença?


De que adianta criar conteúdo se você só atrair seguidores? Por isso, mais uma vez, a regra do "tamanho não é documento" entra em cena.


Nem sempre ter milhões de seguidores é sinônimo de sucesso absoluto e ter poucos seguidores é sinônimo de fracasso.


Um exemplo vivo disso foi o da blogueira de mais de 2 milhões de seguidores que não conseguiu vender 36 camisetas e você pode conferir a notícia clicando aqui.

Ela não conseguiu vender as camisetas justamente porque seu público alvo não era genuíno e sim fruto de automação de seguidores, que simplesmente faz aumentar o engajamento em números, mas o resultado real é desastroso, porque não são clientes, são apenas pessoas sem qualquer intenção de compra.



Então como criar um conteúdo que vende?


Não é tão simples, mas também não é impossível. Eu já disse aqui que não uso muito o Instagram, também não crio conteúdo por lá (por falta de tempo / preguiça mesmo, assumo!), mas mesmo assim posso te garantir que sei criar um conteúdo que trará os seguidores certos e o mais importantes: interessados em fazer a compra.


Posso te garantir também que, a cada 3 seguidores que ganho por lá, 2 entram em contato comigo, sabe por que? Porque meu feed é direcionado estrategicamente para o meu público-alvo. No caso, você que está lendo isso faz parte dele também. ♥


A cada foto que eu posto, recebo apenas 20 curtidas, mas são as 20 curtidas de pessoas que compram e aprovam o meu produto. Isso que importa!


Isso significa que postar memes engraçadinhos, tutoriais e coisas só para ganhar curtidas não é suficiente. Pior, pode lhe render números, mas não as vendas.


Tem gente que eu acesso a conta e dá dó, porque a pessoa acaba perdendo a compra por ensinar seu seguidor a fazer o trabalho dela (!!!!). E o seguidor aprende e vai embora! Fim!


Um exemplo é um instagram de um ateliê de costura que ensinava COMO ela fazia os trabalhos dela achando que alguém ia se interessar e comprar. S.O.S.!

Gente, as pessoas que vão seguir este instagram não estarão nem um pouco interessadas em comprar, mas sim em aprender através dos vídeos que ela posta.


Portanto, CUIDADO com a sua estratégia! Não é para sair postando "conteúdo de valor" por aí achando que vai atrair clientes porque o tiro pode sair pela culatra.



O que é um conteúdo de valor então?


Conteúdo de valor é uma isca. Pense da seguinte forma: o que o seu cliente está precisando muito mas que ele não encontra em lugar algum?


O seu cliente não precisa de memes para comprar! Ele precisa de um produto que supra as necessidades dele. Você precisa entender qual é a dor do seu cliente.


Vamos a um exemplo? Sara é empresária e precisa muito de uma identidade visual para a sua empresa, mas não sabe por onde começar.

Dá uma procurada no google "identidade visual" e não encontra nada que lhe agrade a princípio. Então ela procura no próprio google: "como contratar um designer para identidade visual".


Ela encontra o site do estúdio A Casa de Lilith que possui um texto no blog justamente esperando estes clientes que precisam de um designer mas não sabem por onde começar. Isso é um conteúdo de valor. Você ajuda o cliente e, de quebra ajuda a sua empresa a ser divulgada.


O segundo exemplo seria pelo instagram: Sara abre o instagram e pesquisa a hashtag #identidadevisual que mostra vários estúdios de design.


Assim, vai visitando várias contas até encontrar o Estúdio A Casa de Lilith (claro né gente kkkkk) que trabalha exclusivamente com identidade visual. Sara entra em contato com o estúdio para solicitar orçamento e fecha o pedido.


Viu a diferença? A cliente tinha uma dor, que era a necessidade de encontrar um designer para fazer a sua identidade visual. Pesquisou no google e, através do meu post (conteúdo de valor) ela encontrou a solução para o problema e fechou negócio.



Aliás, como você chegou até este post?


Você já lê aqui por muito tempo ou caiu de paraquedas depois de clicar em um link no google, facebook ou pinterest? Conta pra mim, eu vou amar ler! <3


Mais uma vez, muito obrigada por ter lido este post. Espero ter lhe ajudado em alguma coisa. Se você gostou, não deixe de conferir os outros posts relacionados abaixo sobre o assunto e claro, compartilhar nas redes sociais!


É isto! Até o próximo post.


Como criar conteúdo de valor para redes sociais? Isso ajuda a vender mesmo?

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