Vocês viram nestes últimos tempos o tanto de fraudes de lojas fake de roupas, acessórios e celulares no Instagram? Isso é muito sério!
Já parou para pensar que isso pode causar um impacto negativo na sua empresa porque os clientes se sentem menos seguros em efetuar uma compra pelas redes sociais?
Pois é, hoje eu vim dar algumas dicas para manter a confiança do seu cliente ao encontrar sua empresa nas redes sociais, que inclusive eu também uso no estúdio para que possamos manter o máximo de credibilidade.
1. Redes Sociais
Muita gente fala que isso não interfere na escolha final do seu cliente, porém é importantíssimo lembrar que temos milhões de pessoas conectadas ao Facebook e Instagram.
Obviamente, você quer que estas pessoas conheçam a sua empresa, certo? Portanto, se uma empresa não está nas redes sociais, a impressão do cliente é a de amadorismo ou de empresa falsa.
Lógico que há empresas falsas que usam desse artifício para se passarem por empresas sérias, mas é essencial ter redes sociais (e usá-las!!!!!) para manter a confiança do cliente.
O que você precisa fazer: criar uma rede social separada das suas redes sociais pessoais. Nada de ficar compartilhando coisas fora do nicho do seu público no seu Instagram comercial. Lembre-se que o seu público quer ver coisas relevantes a respeito do seu nicho.
2. Resenha
Peça (com muita educação) aos clientes que compraram com você e gostaram para deixar uma avaliação ou resenha positiva sobre o seu trabalho. Isso ajuda a aumentar a sua credibilidade porque... Como já dizem há muito tempo... O melhor marketing é o de boca a boca.
O que você precisa fazer: você pode pedir nós stories do Instagram que os próprios clientes respondam para você o que eles acharam da compra, como foi a experiência ou você pode printar as respostas dos clientes no whatsapp e fazer um destaque no seu perfil do Instagram apenas para divulgar essas resenhas, separadamente.
3. Preço competitivo
Seu preço é muito baixo? Sabia que o seu cliente dificilmente vê isso como uma vantagem? Quando vemos um produto de baixo preço, logo pensamos se realmente vale a pena aquele produto.
Pensamos: poxa, tão barato, algo deve estar muito errado!
E sim, é isso que o seu cliente pensa quando você coloca os preços lá embaixo para desbancar o concorrente. Além disso, ele pensa que você provavelmente não sabe fazer muito bem o serviço ou deve ter algo clandestino envolvido.
Na verdade, vender a preço baixo é um caminho sem volta, mas isso é assunto para outro post que irei publicar em breve aqui
O que você precisa fazer: agregue valor a sua marca, investindo em bom conteúdo para seus clientes ajudando-os e melhorando a qualidade dos seus produtos, escolhendo uma persona e um público-alvo específico, resumindo, trabalhe bem o seu branding.
4. Identidade Visual
Sempre bato na mesma tecla aqui, e vou continuar batendo, porque tem empreendedor que não acredita de jeito nenhum. A pessoa acha que identidade visual na empresa dela é frufru, mas compra um tênis da Nike só por causa do logotipo. Ué? Qual a diferença?
É por isso que muitos empreendedores "morrem na praia", porque assim como eu, você deve ser uma pessoa muito visual também, certo? Aliás todos os seres humanos são extremamente visuais.
A primeira impressão que você tem de uma empresa é a que fica, por isso, invista em uma boa aparência!
Ai você está se perguntando: mas o que seria uma boa aparência? Simples: um logotipo próprio bem feito e bem pensado, um cartão de visita bonito, redes sociais bem organizadas e bonitas... pequenas atitudes já mostram que você não está para brincadeira!
O que você precisa fazer: invista em identidade visual profissional! E não, não é aquelas artes capenga do Canva... é coisa bem feita e original, tá?
Não adianta reclamar que as pessoas não levam a sua empresa a sério se você não investe 1 centavo para que ela fique com cara de negócio sério! Negócio infelizmente a gente precisa investir no começo para que ele renda bons lucros no futuro. Faz parte!
As startups destinam boa parte de seus investimentos iniciais em design, branding e marketing, porque eles sabem o poder que essas três coisinhas acima tem sobre um negócio.
Mas não precisa sair comprando tudo de uma vez. Comece pelo logotipo e a sua paleta de cores, que é o mais importante e, conforme a demanda for aumentando, vá agregando valor fazendo a arte para as suas redes sociais, cartões, tags, etc.
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5. Saber do que fala
Se você estuda e sabe do que está falando, você passa confiança ao cliente. Uma dica tão óbvia, mas ainda negligenciada pelos empreendedores. Por isso que é importante fazer cursos, estudar seu produto, estudar a concorrência e ver o que eles fazem de bom e de ruim e se aperfeiçoar o máximo, porque assim você defende o seu produto com unhas e dentes!
O que você precisa fazer: busque informações gratuitas na internet, faça pequenos cursos e assista videoaulas sobre o seu nicho de negócio. Ser expert no assunto agrega valor a sua marca e faz você e seu negócio se tornarem autoridade no assunto.
Informações, principalmente se tiverem relação com o seu negócio, nunca, mas NUNCA serão demais.
Não pode estudar com muita frequência? Pegue podcast para ouvir ou assista vídeos no YouTube sobre pessoas que tem o mesmo tipo de negócio que você. Irá te ajudar bastante, pode acreditar!
E por enquanto são essas dicas. Se você gostou e deseja ver mais conteúdos como este aqui, não deixe de compartilhar este post nas redes sociais e pinar o card no Pinterest.
Agradeço muito que tenha lido até aqui e até o próximo post!
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