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4 atitudes que fazem o seu negócio parecer amador

Atualizado: 26 de mar.

Você já parou para pensar o que os clientes pensam a respeito da sua marca? A gente, como empreendedor, tem uma visão que muitas vezes (ou talvez todas) não condiz com a real mensagem que você passa.




Nem sempre porque você acha que a sua marca é "chique", que o seu cliente realmente acha a mesma coisa. Pode ser que ele ache a sua marca bem amadora e talvez esse seja o motivo pelo qual você não está vendendo para as pessoas certas, ou pior, não está vendendo nada.


Mostrar que a sua marca é relevante e tem um posicionamento é de extrema importância para o sucesso da sua empresa. O problema é: como fazer isso! Então hoje eu vim aqui te mostrar primeiro o que você NÃO deve fazer, vamos lá?


1. Ausência de identidade visual


Não posso negar que ao ir em um estabelecimento que não tem uma identidade visual e uma padronização que mostra o profissionalismo da empresa, dificilmente consigo levar este negócio a serio. E os seus clientes também pensam a mesma coisa, mesmo que sem querer.


Geralmente entro nestes lugares com a impressão de que serão mais baratos e inferiores do que os demais. Até porque uma empresa bonita e organizada é sinal de que seus ganhos são mais elevados, por isso esta consegue investir melhor em sua aparência.


Por isso, tenha uma identidade visual, invista em um projeto bacana com um designer gráfico de confiança e garanta para os clientes que a sua empresa é séria, não é um negócio qualquer de esquina.


2. Atendimento


Um atendimento precário, demorado e arcaico, como por exemplo telefone fixo (?) em pleno século XXI. Gente, quem pelo amor usa telefone fixo em pleno século XXI, você acha mesmo que o cliente vai querer gastar o dinheiro dele pra ligar para empresas? Se ele estiver revoltado com alguma experiência negativa, é aí que a situação fica pior.


Ou tão péssimo quanto isso: um atendimento muito ruim, de difícil acesso, como apenas atendimento presencial ou ter apenas por 1 meio de comunicação (email é o pior) torna o contato com a sua empresa um enigma a ser decifrado de tão burocrático... pode ser que os clientes saiam correndo e tornem a reputação da empresa negativa.


Portanto, abomine o telefone fixo, ou se você precisa, deixe lá, mas use em última instância. Tenha um telefone celular só para a sua empresa!


3. DIVIDA as redes sociais!


Se a sua marca é pessoal, convém utilizar a sua foto na foto de perfil do seu instagram comercial, mas se a sua marca é destinada a um público alvo amplo sem associação de imagem, como por exemplo uma empresa de materiais de construção, convém utilizar uma foto de perfil com o logotipo, bem enquadrada e destacada para que o cliente veja o seu logotipo e reconheça o seu negócio de longe.


Outro fator importante é a qualidade das postagens e fotos nas redes sociais. Você posta os seus produtos com fotos de baixa qualidade e postagem de conteúdo com edições amadoras que não tem relação alguma com o seu público-alvo?


É incrível como apenas uma visitinha no instagram faz o seu provável cliente ter uma primeira impressão do seu trabalho e da sua marca, que é difícil remover a princípio.


Se o seu instagram parece "poluído", é esta a impressão que o seu trabalho passa, porém se estiver bem organizado, a visão é completamente diferente.


Peça a um amigo de confiança para que ele olhe o seu perfil e fale suas primeiras impressões a cerca do seu trabalho. Assim você conseguirá compreender se a sua marca está ou não passando a mensagem certa.

4. Faltar posicionamento


Uma empresa que quer "atender todos os públicos" como alguns clientes escrevem para mim no briefing, não é uma forma eficaz de mostrar a sua marca para o mundo.


Eu sei que muita gente tá desesperada para ganhar dinheiro e acha que se vender para todo mundo vai conseguir mais, mas posso lhe garantir que não funciona.


Se você realmente quer ser uma empresária e vender o seu produto com maestria, é necessário focar em um público.


Vamos a um exemplo: você vende trufas? Pense um pouco: quais são as pessoas que mais compram de você?


Onde você vende? Tenha uma estratégia! Supondo que você as vende na faculdade e a maioria de pessoas que compram são mulheres, foque neste público com embalagens que atraiam essas mulheres até você, com anúncios nas redes sociais (afinal essas mulheres geralmente são jovens), enfim, é um exemplo simples de posicionamento que pode ser aplicado a diversos modelos de negócio.


Portanto o conselho é


Tenha uma identidade visual bem feita e exclusiva para a sua empresa (nada de coisas pré-prontas que você achou pela internet hein?), tenha um instagram e um facebook completo, com todas as informações bem preenchidas e organizadas, uma foto de perfil e uma capa, stories no instagram que expliquem bem o que você faz e como você trabalha.


Tudo isso é muito simples e já te garanto que a sua imagem (e faturamento) melhorará 200%. Não se esqueça de que humanos são seres visuais e precisam de estímulos visuais para comprar! Use isso como a sua arma mais potente! ;)


Temos alguns pacotes com logotipo, paleta de cores e redes sociais, bem basiquinho para você que está começando poder trabalhar com dignidade desde o primeiro passo. Recomendo que peça um orçamento sem compromisso, clicando aqui.


E por hoje é só, espero ter ajudado em alguma coisa! Aproveito para pedir que você compartilhe este post com suas amigas empreendedoras também!


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