Gabriela Costa
25 de nov de 20203 min
Atualizado: mar 27
Esse post precisou sair depois de em uma mesma semana eu receber 2 mensagens de clientes antigos alegando que haviam perdido suas marcas e precisariam começar tudo do zero.
Gente, imagina a tristeza!
Você passar anos e anos se dedicando para criar uma empresa e marca sólida, com clientes, redes sociais, site e toda a papelaria impressa e no final descobrir que não poderá usar mais a marca, pois uma outra empresa registrou a marca na sua frente e o pior: em menos de 1 mês de criação!
Porque você poderá ser processado caso continue utilizando o mesmo nome em suas redes sociais.
Isso é muito sério, portanto aqui vai um alerta, inclusive para aqueles que fazem o naming aqui no estúdio.
Após a entrega do projeto, não podemos mais nos responsabilizar pelo registro, porque essa parte deve ser feita EXCLUSIVAMENTE pelo titular da marca, ou seja, por você que é dono dela ou um advogado / empresa do setor jurídico especializada em registros.
O designer ou estúdio criador da sua marca só terá a credencial de fazer a mediação do registro se houver algum advogado que trabalhe com este tipo de serviço (alô, advogados, bora fazer uma parceria aí?)!
Gente, aqui vai um mega conselho: a gente não pode fazer as coisas no chute, sem esperar que vai dar certo.
Se você está insistindo no projeto, a chance dele dar certo é alta, a não ser que seja uma coisa muito sem noção ou um projeto muito sem graça.
Portanto, mesmo que você não saiba se irá continuar com ele daqui a uns 5 anos, convém registrar a marca, porque isso lhe garante 10 anos de uso, sem plágios, sem processos e prejuizos!
O que você prefere: pagar uns 400 reais pelo registro e ficar de boa ou perder uma ação judicial de 1 mil ou mais e ter que gastar com a nova identidade visual da sua marca + novo nome porque não registrou antes?
Percebe que, ainda que você não saiba se pretende ficar com a marca no futuro, vale a pena você registrar a sua marca.
Ainda não está convencido?
Você terá garantia de que ninguém irá te plagiar, pois o seu registro impede o mal uso do nome e do logotipo por outras empresas ou charlatões por aí.
Uma marca registrada passa maior credibilidade e profissionalismo, o cliente percebe isso e isso pode lhe render uma maior valorização da marca!
Sua empresa tem maior chances de conseguir um user verificado no instagram, consegue remover "cópias" indevidas do google e redes sociais com muito mais facilidade, porque você pagou por isso.
Impede que você seja processado e a perda da sua marca, impedindo também prejuízos e gastos desnecessários com a justiça.
Quanto mais cedo você registrar, mais rápido fica para sua marca ser registrada. Quanto mais empresas correm atrás do registro, mesmo que de setores diferentes, fica mais difícil de conseguir o registro e ele pode demorar até anos para sair.
Ou seja, se o seu interesse é realmente ter uma empresa, ser empresária e bem sucedida, convém registrar o seu nome o mais rápido possível.
Eu fiz um post falando apenas sobre isso aqui no blog e você pode conferir clicando aqui.
O registro de direitos autorais é o que fazemos aqui no estúdio, porque o logotipo é de nossa autoria e temos o direito de fazer este registro.
Aqui no estúdio, todos os logotipos são registrados, então você já sai daqui com 50% do processo realizado. Aí a parte do nome fica com você!
Aliás, vem conhecer o nosso portfolio, não custa nada e você pode fazer já o seu logotipo 100% autoral e registrado judicialmente. Isso te dá uma garantia enorme!
Espero que tenha sido esclarecedor para você.
Ah não se esqueça de seguir o estúdio lá no Pinterest para você sempre ficar sabendo das últimas postagens.
Obrigada por ter lido!
Beijo!