Ainda é útil ter um Cartão de Visita?

Atualizado: 8 de jul. de 2020

O cartão de visita é um dos itens que acredito que boa parte da população, principalmente os que trabalham no setor terciário e corporativo utilizam cartões de visita.


Para quem não entende o que é um cartão de visitas, é um cartãozinho que possui seu nome, telefone, email e outros dados de contato, bem resumidademente e o logotipo da empresa (sua ou a empresa que você trabalha) .


Neste cartão apenas fica as informações mais relevantes para estabelecer o contato com o cliente, então evitamos colocar textos ou informações supérfluas.


Cartão de Visita Rosé
Meu cartão de visitas antigo: casa de ferreiro e espeto de pau né? hahaha

Tá, mas será que ainda tem sentido utilizar um cartão de papel enquanto estamos na era da internet?

E se eu te falar que sim?


O cartão de visitas ainda é um grande aliado nos encontros presenciais.


Isso significa que é muito mais interessante dar um cartão bonito e profissional ao seu potencial cliente do que escrever o seu telefone em um pedaço de papel de pão.


Reflita: o que te traz a sensação de profissionalismo e preparação sempre será a melhor alternativa. Não acha?


Um belo cartão de visitas, muitas vezes, faz a gente se interessar pelo nome do profissional que ali está escrito.


O que pode te trazer clientes sem fazer esforço.


Afinal a pessoa olha o seu cartão, procura seu nome no google, encontra seu site ou rede social e começa a seguir teu trabalho, ou ainda melhor: comprar de você e se tornar um cliente fixo.


Devemos ter em mente que, por mais que o mundo hoje em dia está muito digital, ainda somos humanos, gostamos de coisas palpáveis, táteis, físicas. Isso é importante para nós. Precisamos sentir as coisas.



Mas eu só trabalho pela internet, e agora?


Não importa se você trabalha pela internet ou pessoalmente. Você vê pessoas, conversa com elas todos os dias (a não ser que você seja um eremita hahaha).


Então é necessário ter uma forma de se comunicar com essas pessoas, sem que dependa 100% do meio digital.


O cartão pode até não ser tão "útil" assim para você que trabalha pela internet, mas assim que você ir a algum lugar e conversar com alguém, que conhece outro alguém que precisa dos seus serviços, você dará este cartão para esta pessoa, que poderá anotar o seu número e compartilhar com dezenas e dezenas de pessoas.


Lembre-se: o importante não é converter milhões de clientes.

O importante é converter BONS clientes.


Se você dá seu cartão para uma pessoa que é seu cliente em potencial, ela pode ser amiga de outras pessoas que são semelhantes a ela, te trazendo mais clientes parecidos com essa pessoa.