Gabriela Costa
8 de mai de 20205 min
Atualizado: mar 28
Percebi que muitos clientes têm dúvidas a respeito da criação de marca e como ela funciona, então resolvi trazer uma versão mais simplificada e explicar com poucos termos técnicos o que se trata o branding e como é o processo criativo daqui do estúdio para vocês. Vamos lá?
Antes de começar eu gostaria que você pensasse na palavra Apple e tudo que vem na sua cabeça quando você pensa nesta palavra.
Deixa eu adivinhar: você provavelmente pensou em iPhone, tecnologia, status, beleza ou Steve Jobs. Agora, por que essas coisas vem automaticamente na nossa cabeça, mesmo sabendo que Apple significa maçã em português?
Isso é branding!!!
Sempre falo que o branding está mais próximo do marketing do que do design em si. Designers que trabalham com branding geralmente estão em agências (e ganham bem pra isso), afinal o branding interessa bastante para empresas já consolidadas no mercado e startups.
E sim, custa muito caro um processo de branding, porém o retorno é garantindo e é por isso que muitas empresas vendem.
Já já irei explicar o porquê, mas antes vamos definir a palavra "branding"?
O branding, a grosso modo, é o processo de fazer uma empresa qualquer se transformar em uma marca
Empresa todo mundo pode ter, todos nós podemos abrir uma empresa. Agora ter uma marca é diferente.
Ter uma marca não é apenas ter uma identidade visual (aliás a identidade visual é parte do processo de branding, ou seja, está contida no branding).
O branding é todos os serviços e processos que fazem a sua marca se tornar ÚNICA no mercado. Entre todos esses serviços estão:
Identidade visual (design)
Criação do nome da marca (naming)
Personalidade da marca e estratégias de marketing (como ela se comporta em relação ao seu público alvo).
Esses três pilares eu os considero como essenciais para se ter uma marca bem posicionada. Então o branding vai além do design, ele engloba o marketing e o design, juntos.
Eu vou ser bem sincera aqui. Ter uma marca faz total diferença na vida de um negócio. Se você tem uma marca, poderá cobrar muito mais no seu trabalho/produto, porque ele tem não apenas uma qualidade alta, mas tem status envolvido.
Vamos a um exemplo do cotidiano: sabe quando a pessoa fica se exibindo na internet porque ela comprou um Nike de 1000 reais?
Não é pelo tênis, porque em quesito qualidade, existem milhares de tênis excelentes por aí (e todos fabricados no mesmo país do "Nike de 1000": a China). A questão é status, por comprar uma marca que passa o ar de superioridade e glamour.
O preço do tênis também só consegue ser 1000 reais porque ele possui branding envolvido. Se o tênis não tivesse aquele símbolo e a marca da Nike nele, jamais custaria 1000 reais e, se custasse, ninguém iria comprar.
Por que? Porque pessoas pagam pela marca, e não pelo produto.
Antes de qualquer coisa, eu vou deixar claro aqui que trata-se do processo de branding da Casa de Lilith Studio, não necessariamente é desta forma em todos os estúdios e agências de design.
Aqui também temos outros fatores que tornam o nosso processo criativo um pouco diferente, já que trabalhamos para pequenas empresas, então nosso processo criativo foi adaptado para atender melhor estes clientes.
É um processo lento que leva em média 1 mês ou mais para ficar pronto, portanto o cliente solicitante precisa ter ciência de que seu projeto não sairá na semana seguinte
Aliás, desconfie de projetos entregues em menos de uma semana. Projetos bons e caprichados levam tempo e estudo para serem realizados.
Aí ai, designers e seus termos técnicos... Que raios é briefing?
Gente, o briefing é um nome chic para formulário de projeto.
O designer necessita de uma espécie de roteiro com o máximo de informações possível sobre a sua empresa.
Dados como o que você faz, quem são as pessoas que compram de você, qual é o propósito da existência da sua marca e todas as perguntas que os clientes acham um saco responder, mas que tem TOTAL impacto no resultado final!
Gente, pense comigo: mais chato do que isso é ter um projeto ruim por falta de informações e demorar o dobro do tempo para ser feito, não é? Além de ferver os miolos do designer, ai, ai, ai...
(Fico P da vida quando isso acontece)
Com o briefing pronto, iremos fazer uma pesquisa no nicho de mercado da empresa e saber o que as concorrentes delas tem de melhor (e pior) e usar isso como estratégia na criação da marca.
A marca deve ter um posicionamento com base no público alvo da empresa, por isso, fazemos uma pesquisa extensa, voltada para este público, para saber o que eles gostam, que tipo de empresa é a preferida deles, e vamos investigar tudo sobre a empresa mais importante do nicho para tirar aprendizados, pontos fortes e pontos fracos.
Iremos encontrar alguns pontos como, por exemplo:
Público-alvo: quem é o grupo de pessoas que a sua empresa irá se direcionar.
Persona: dentro destes grupos, iremos investigar quem é o cliente ideal e perfeito para o seu negócio.
Linguagem: qual forma a empresa irá se dialogar com seus clientes? Será mais lúdica, mais sóbria, sofisticada, etc. Isso impactará diretamente no resultado da identidade visual
É só agora que entra a criação. Se estamos fazendo um branding do zero, iremos fazer a princípio a criação do nome da marca e após isso, entra a identidade visual.
Caso seja um rebranding ou uma atualização, iremos focar naquilo que já consolidou a marca no mercado e iremos aprimorar o que está precisando.
As prévias são enviadas (no nosso caso) com base no que foi preenchido no briefing. Isso significa que não enviamos vários modelos diferentes para o cliente aprovar.
Além de deixar o cliente mais em dúvida e confuso, leva mais tempo para fazer e, convenhamos: não há o menor sentido montar várias identidades diferentes após tanta pesquisa, né? Na minha opinião, se existem várias opções "boas", o processo de pesquisa deve ser refeito porque está difuso.
O objetivo aqui é garantir que encontramos a única e melhor identidade visual possível para o negócio. Isso nos garante a originalidade da coisa.
E garanto para vocês que 75% dos clientes aprovam de primeira (ou após pequenas alterações). Então é uma metodologia que funciona bastante por aqui e, em 15 dias úteis, o cliente que responder o briefing com cuidado já recebe as prévias.
Obviamente nada é garantido, porque o sucesso de um negócio depende de vários e vários fatores.
A quantidade de dinheiro que você tem para investir, o tanto que você gosta a respeito do nicho que atua, o tempo que você tem para se dedicar, as pessoas que podem te ajudar, a experiência que você tem com tal nicho, enfim, uma série de fatores.
Uma empresa requer esforço constante para se manter. Digamos que 50% do sucesso de um negócio é feito de esforço constante e um bom serviço / produto, o restante é da forma como este negócio é divulgado e como ele se mostra ao mundo.
Agora, posso te dizer com propriedade que fazer o processo de branding te trará pelo menos 30% a mais de chance de ter sucesso no seu negócio, porque a voz da marca, a identidade dela e a forma como ela se porta diante o público é que conquista clientes fieis e até fãs.
Começe solicitando o seu orçamento por aqui, através do nosso WhatsApp ou pela nossa página de contato e irei entrar em contato com você pelo email ou WhatsApp. A partir daí estabelecemos valores e prazos para entrega.
Será um prazer trabalhar com você. Caso você tenha alguma dúvida, não deixe de perguntar aqui nos comentários ou acessar o faq de perguntas frequentes.
É isso, espero ter lhe ajudado. Te aguardo no próximo post.
Beijos!