Gabriela Costa
29 de jun de 20203 min
Atualizado: mar 27
Você sabe se o seu logotipo é oficialmente seu mesmo?
Essa semana me ocorreu uma situação inusitada aqui no estúdio: uma cliente me afirmou que precisava de um logotipo novo para sua loja, pois ela descobriu que o "designer" que havia feito o dela, tinha copiado de uma escola britânica de ensino infantil e mudado as cores e alguns míseros detalhes.
Então eu, curiosa (e furiosa), fui atrás de quem fez o logo da empresa e, por ironia do destino, descobri que o designer que tinha feito este logo TAMBÉM tinha copiado um outro desenho de outro designer.
Por isso, resolvi fazer um postagem falando sobre isso, já que trata-se de um assunto recorrente e que, por incrível que pareça, pode dar cadeia e multas altas, mas muita gente ainda insiste em copiar o trabalho do outro.
Antes de tudo, observe o preço do serviço.
Designer nenhum vai passar dias e dias em cima de uma prancheta desenhando o seu logotipo do zero e cobrar 100 reais por isso. E o bom designer que faz isso é trouxa.
Desculpa gente, mas é muito gasto, muito trabalho para se cobrar apenas 100 reais. Fora que desvaloriza o trabalho dos demais profissionais.
Isso chama-se prostituição de trabalho e pessoas que fazem isso podem:
Copiar artes de outros designers
Ser profissionais muito novos na área, aprendizes
Usar vetores pré-prontos para fazer a sua arte
Não possuir informação técnica suficiente para atuarem como tal
E isso pode impactar seriamente no resultado ou pior: na sua condenação.
Caso uma pessoa seja a dona deste logo da minha cliente e o tenha registrado, a pessoa pode recorrer contra ela judicialmente e ela poderá sofrer um processo, sendo obrigada a pagar multas sem necessidade (pior, sem ser a culpada).
Pois é! O barato sai muito caro!
É simples, você pode fazer uma pesquisa por imagem no google.
Pegue a imagem do seu logo (ela deve estar em alguma rede social ou hospedada em algum site seu e deve ter o fundo branco ou colorido para ter um melhor resultado) e em seguida, clique com o botão direito do mouse e procure por essa opção:
Procurar imagem no google.
Obviamente pode ser que apareçam algumas imagens repetidas dele ou uma imagens que não tenha nada a ver, mas preste atenção se aparece alguma imagem suspeita.
E quando digo suspeita, é aquela imagem que você nota alguma manipulação esquisita nela.
Olhe a data de publicação, se foi antes ou depois da criação da sua arte. Assim você já sabe se foi copiado ou se copiaram de você.
Pode ser que o seu logo naquele formato não tenha sido copiado ou não tenha quaisquer cópias relacionadas a ele.
No caso eu pesquisei o meu e apareceu apenas desenhos de borboletas, mas nenhuma era relacionada ao logotipo.
Entre em sites como freepik.com, vecteezy.com e outros sites com banco de imagens de vetores e pesquise palavras-chave que tenham relação com o nicho da sua empresa e veja se algum deles se parecem com o seu.
Obviamente podem existir coincidências, logos parecidos, etc, mas cópias totais do seu logo devem ser questionadas.
Espero ter ajudado com as dicas e se você curtiu, não deixe de se inscrever abaixo e compartilhar nas redes sociais.
Há dezenas de posts aqui que podem te ajudar a construir uma identidade visual legal e melhorar suas vendas. Estude-os! Irá lhe ajudar bastante.
Obrigada por ter lido até aqui.
Beijos e até o próximo post!