A Cor Vermelha no Logotipo / Logomarca - Guia do Design - ::: A Casa de Lilith Studio

A Cor Vermelha no Logotipo / Logomarca - Guia do Design

A cor vermelha no design gráfico: onde usar e como usar
Daruma: símbolo que traz fartura na cultura japonesa.
Me diga: o que você já ouviu falar sobre a cor vermelha? Certamente você já deve ter ouvido falar que a cor vermelha é a cor mais chamativa do espectro de cores, além de ser uma cor primária e uma cor que remete ao fogo, é a cor do amor, da paixão e etc. Mas isso faz mesmo sentido?

Você já se perguntou porque boa parte das sirenes, semáforos e quaisquer sinais de alerta emitem uma cor vermelha? Ora ora, até a física nos fala que, o vermelho é a primeira cor que conseguimos enxergar porque sua frequência é rápida e mais "forte" que das outras cores. Lógico que há uma explicação bem científica a respeito, mas deixarei a explicação para quem realmente manja do assunto. Vou deixar um link do site Só Física a respeito deste tema para não nos extendermos tanto no post.

Vermelho na visão psicológica e científica

Então tecnicamente podemos dizer que o vermelho pode ser associado a rapidez, urgência, atenção, perigo, velocidade, alerta. Uma série de palavras podem descrever o que o vermelho é capaz de despertar em nós. Essa cor é capaz de despertar a atenção e a fome das pessoas, não a toa é utlizada em diversos logotipos de fast foods e restaurantes.

Gostando nós ou não, as cores possuem sim uma reação psicológica aos olhos das pessoas e a ideia aqui é: usar isso ao nosso favor. Quando eu digo que o vermelho é a cor que mais chama atenção não significa que você vai usá-la "somente para chamar atenção". Uma identidade visual deve seguir uma lógica, e isso é importante para que você passe a imagem que deseja que seu público-alvo veja.

A grosso modo, a cor vermelha é indicada para expressar velocidade, força, energia, urgência, atenção e sentimentos como raiva, amor, ódio, etc. Ai você me pergunta: mas como assim sentimentos? A cor vermelha pode ser bem utilizada por psicólogos que fazem terapia de casais, porque este profisional trabalha com os sentimentos, assim como pode ser utilizado em uma oficina mecânica sem problemas pois carros passam a imagem de rapidez, adrenalina e velocidade. Já percebeu que boa parte das empresas que mexem com emoções fortes possuem tons de vermelho em seu logo? A Coca-cola "quer vender a felicidade" naquele rótulo vermelho, assim como o Mc Donald's diz "amo muito tudo isso".

Resumindo: se você vende ideias, impulsos, sentimentos, vontades, use o vermelho sem medo!

O significado da cor vermelha

Obviamente não deixaria de escrever a cerca da visão do feng shui e do esoterismo sobre a cor vermelha. Para quem não sabe o que é feng shui, é uma técnica chinesa muito antiga de equilibrar ambientes e coisas, a fim de torná-las energeticamente saudáveis para melhor sobrevivência do homem. Sabemos pela nossa querida física que tudo no mundo é feito de energia, então não custa nada você tentar o feng shui. Aliás que mal lhe fará?

No feng shui, a cor vermelha representa a cor do sucesso e da fama e representa o elemento fogo. É inclusive a cor da bandeira chinesa, e me atrevo a dizer que, por incrível que pareça, a China está equiparada com os EUA em desempenho econômico e financeiro, obviamente temos os problemas de distribuição de renda, mas que é um dos países mais ricos do mundo, isso é uma verdade absoluta.

Então podemos dizer que a cor vermelha também está ligado ao significado de heroísmo, força, coragem e importância. Na astrologia a cor vermelha é a cor de Marte, o planeta da guerra, de força masculina, isso diz muito!

Onde NÃO usar vermelho

Já sabemos onde devemos usar, agora onde não devemos usar de jeito nenhum: lugares que PRECISAM passar a imagem de serenidade e tranquilidade. Um consultório de dentista por exemplo. Pessoas que trabalham com fisioterapia, spa, yoga. Não é muito recomendado para quem trabalha com crianças também, mas pode ser misturado com mais cores e ficar menos irritante. Imagina, aquele barulho horroroso de maquininha já assusta todo mundo, imagina se tiver um consultório todo vermelho, um ambiente energético demais para que a pessoa relaxe, além de lembrar ferimentos, sangue. Então evite ao máximo nestes lugares, mesmo que você ache linda a embalagem da Colgate, fique longe em prol dos seus pacientes.

Onde usar com certeza o vermelho

Eu super utilizaria em moteis, academias, escolas de dança, sex shops, boates, restaurantes e bares, fast foods (e tudo que tiver comida e bebida), empresas de transporte de cargas, empresas de ônibus, oficinas mecânicas, tabacarias, vinícolas. Acho que é isso.


Se você tiver alguma dúvida com relação ao design do seu produto ou logotipo e quiser entrar em contato com a gente, fique à vontade para saber um pouco mais do nosso trabalho. Estamos aqui para lhe ajudar :)


Deseja mais informações?

Temos! Confira nosso guia gratuito sobre design para empreendedores. Temos também o significado para cada cor lá também, você pode conferir neste link: Guia do Design para Empreendedores. Caso tiver alguma sugestão sobre o assunto, deixe o comentário aqui embaixo. Beijão!

0 comentários:

Postar um comentário

Solicite um Orçamento

Ei, fale aqui e agora :D

Deixe para AGORA o que pode mudar o rumo da sua vida e da sua empresa. E tão rápido que quando você notar já estará com o orçamento em mãos. Só precisamos do seu nome, email e o que você precisa. Simples assim!